JUSTIFICATIVA
Inspirada nos princípios da
Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nas ideias de Paulo Freire, a proposta reconhece que todo processo educativo
deve partir das experiências, vivências e saberes dos estudantes, valorizando
sua capacidade de interpretar o mundo e transformá-lo. Essa proposta também se
alinha aos princípios dos Direitos
Humanos, especialmente ao direito
à educação de qualidade, ao respeito à dignidade humana e à participação
social. Ao incentivar a leitura crítica da realidade, a oficina contribui para
o desenvolvimento da
consciência cidadã, fortalecendo o
compromisso com a justiça social, a solidariedade e a transformação do meio em
que se vive.
OBJETIVOS
| ·        
Desenvolver a leitura crítica de imagens. ·        
  Refletir sobre problemas sociais presentes no
  cotidiano. ·        
  Estimular a expressão oral e escrita a partir de
  fotografias. ·        
  Relacionar as imagens com vivências pessoais e com o
  contexto da comunidade. | 
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A OFICINA FOI REALIZADA DIA 24/10/2025 DAS 08:30 ÀS 09:30, CONTAMOS COM A PRESENÇA DE ALUNOS DE PENÁPOLIS, BARBOSA, CLEMENTINA E AVANHANDAVA
ATRAVÉS DA OFICINA ESTIMULAMOS O DEBATE, A CRIATIVIDADE E O ENGAJAMENTO, VALORIZANDO A ESPERIÊNCIA DOS ALUNOS E APROXIMANDO O CONTEÚDO ESCOLAR DA REALIDADE SOCIAL
POR MEIO DA ANÁLISE DE FOTOGRAFIAS REAIS, OS ALUNOS PUDERAM IDENTIFICAR DIFERENTES PROBLEMAS SOCIAIS E ELABORAR TÍTULOS E LEGENDAS CORRESPONDENTES ÀS IMAGENS. OS TRABALHOS PRODUZIDOS A PARTIR DESSAS ATIVIDADES SERÃO UTILIZADOS NA CRIAÇÃO DE UM PAINEL INTITULADO "O BRASIL PELOS NOSSOS OLHOS", QUE TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE A REALIDADE SOCIAL DO PAÍS.
TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS
AGRADECIMENTO
A OFICINA REALIZADA NO CEEJA JOÃO SEGURA CONTOU COM A PRESENÇA DE DEZOITO ALUNOS. A PARTICIPAÇÃO E O ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES FORAM NOTÁVEIS. RECONHECEMOS E VALORIZAMOS O EMPENHO DE CADA UM, QUE, MESMO DIANTE DOS DESAFIOS DE CONCILIAR TRABALHO, FAMÍLIA E ESTUDOS, SEGUE DETERMINADO NA BUSCA PELA CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO.


























 
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