segunda-feira, 17 de abril de 2017

BIOGRAFIA DE NOSSO PATRONO "PROFESSOR JOÃO SEGURA".

Professor João Segura



João Segura nasceu em 26 de fevereiro de 1.948,  natural de Penápolis – SP, filho de Francisco Segura Cesar e de Deolinda Augusta Cesar.  Casou-se com Maria Matilde Barcelos Segura no dia 25 de janeiro de 1.971,  ficou viúvo em 3 de novembro de 1.983, do casamento, nasceram dois filhos, Alexandre Barcelos Segura e Kátia Barcelos Segura de Oliveira.

Formou-se professor primário pelo Instituto de Educação Dr. Carlos Sampaio Filho, no antigo curso normal, diplomando-se em 17 de dezembro de 1.967, recém-formado, lecionou no Parquinho Municipal da Vila Aparecida, em Penápolis. Em seguida aprovado em concurso público, ingressou na Educação Estadual em 28 de fevereiro de 1.971, na cidade de Teodoro Sampaio – SP, antiga Delegacia de Ensino de Presidente Venceslau, ficando lá até no ano de 1.977.  Em 1.978 transferiu-se para a escola da fazenda Vera Cruz, no município de Santópolis do Aguapeí e, em seguida,  para diversas escolas da Fazenda Vera Cruz, no município de Alto Alegre, Luiziânia e de Penápolis. 


Em 1.982 assume a Coordenação Pedagógica na Escola Estadual Adelino Peters. Ocupou diversos cargos na antiga Delegacia de Ensino de Penápolis, ingressando depois, via concurso público, na carreira de Supervisor de Ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Com o fechamento da Delegacia de Ensino de Penápolis, seu cargo de Supervisor de ensino foi transferido para a Diretoria de Ensino,  de julho de 2.001 a maio de 2.003. 


Em 2.007, com a reabertura da Diretoria de Ensino – Região de Penápolis, removeu seu cargo de Supervisor de Ensino novamente para Penápolis, onde trabalhou até o dia de seu falecimento.


Trabalhou, também, como locutor em diversos programas da Rádio Difusora de Penápolis, na década de 1.970.


Foi candidato a vereador no ano de 1.976, ficando com a primeira suplência, tendo assumido a vereança em quatro ocasiões na Legislatura da Câmara Municipal de Penápolis, de 10 de janeiro de 1.977 a 31 de janeiro de 1.983.


Em suas horas vagas, dedicava-se voluntariamente para diversas causas sociais do Município de Penápolis, auxiliando e colaborando com entidades assistenciais da cidade. Também era um amante das atividades de radioamador, sendo um grande incentivador desse tipo de contato e integração entre as pessoas.


Por esses motivos, justa e oportuna à denominação ao Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos - CEEJA, localizado à Avenida Santa Casa, 1.595 – Jardim Planalto, no município de Penápolis – SP, de  “Professor João Segura”.
( Lei nº 16.413, de 12/04/17)



Nenhum comentário:

Postar um comentário