Profª Lucineis Belan (Filosofia e Sociologia) dando início as atividades da 4ª Noite da Oficina de Ciências Humanas, no CEEJA-Penápolis, abordando a questão dos Refugiados Sírios, uma migração "forçada".
Nesta noite (05/05/16), participaram alunos de Gabriel Monteiro, Piacatú, Clementina, Luiziânia, Barbosa, Coroados, Glicério, Avanhandava e Penápolis.
Os alunos puderam assistir o vídeo que retrata a vida e o cotidiano dos Refugiados Sírios residentes em Penápolis, matéria que foi exibida pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
Os alunos ficaram atentos a exibição do vídeo, onde puderam observar a triste realidade da questão da Síria, dos refugiados e a Guerra Civil ocorridas naquele país.
Profº Batel (Geografia) explanando a questão dos países que receberam os Refugiados Sírios, como Turquia, Líbano, Jordânia e Egito.
Os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a Guerra Civil na Síria, a questão da Primavera Árabe e a crise na Síria (uma geração em perigo).
Segundo a ONU, há cerca de 2 milhões de refugiados sírios, aproximadamente.
Família de Refugiados Sírios no Brasil, hoje residentes em São Bernardo do Campo/SP.
Família de Refugiados Sírios no Brasil, hoje residentes em Bauru/SP.
2ª Etapa da Oficina: Após assistirem o vídeo sobre a Síria, e debaterem sobre a questão Síria e os refugiados, os alunos confeccionaram o Mapa da Rota de Fuga, enriquecendo ainda mais seus conhecimentos na Área de Ciências Humanas.
Alunas de Piacatú, Gabriel Monteiro e Penápolis se dedicaram na Atividade extraclasse da Oficina.
Profª Marilza (História) e Profª Lucineis (Filosofia e Sociologia) orientando as alunas sobre a atividade do Mapa.
Profª Janaína (História) orientando as alunas sobre a confecção do Mapa de Refugiados Sírios.
Profº Nogueira (Geografia) orientando os alunos na atividade do Mapa, e a localização dos países envolvidos na Questão Síria.
A Oficina nesta 4ª noite foi bastante dinâmica, pois os alunos tiveram contato com o Atlas Geográfico e o Mapa-Mundi, onde puderam pesquisar e localizar a Síria (região do Oriente Médio), Israel, Líbano, Arábia Saudita, Egito, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário