sexta-feira, 6 de abril de 2018

50 Anos da morte de Martin Luther King






A morte trágica do pastor batista negro gerou muita comoção nos Estados Unidos e em todo mundo causando uma onda de protestos e tumultos nos guetos negros das grandes cidades estadunidenses. .
Durante doze anos, o pastor Luther King lutou pela #igualdade de direitos civis aos afro-americanos e contra a segregação racial no sul dos Estados Unidos. Para isso liderou manifestações não violentas, inspiradas pelas ações pacifistas de Gandhi na Índia. Com isso ele obteve vitórias importantes como, por exemplo, o fim da segregação nos ônibus, restaurantes e bares.
.
Em 28 de agosto de 1963, Luther King organizou a Marcha sobre Washington que reuniu 250 mil pessoas (foto). Nos degraus do Lincoln Memorial, ele proferiu seu discurso mais famoso: “Eu tenho um sonho”. Em 2 de julho de 1964, foi aprovada a Lei dos Direitos Civis, que pôs fim a qualquer forma de segregação nos Estados Unidos. Neste ano, Luther King recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
.
As vitórias de Luther King provocaram reações violentas de grupos segregacionistas entre os quais a KuKluxKlan. Em fevereiro de 1965, Malcolm X, líder muçulmano negro foi assassinado. É nesse clima de tensão que Luther King foi assassinado em abril de #1968, por um segregacionista branco.

.https://www.instagram.com/historiajoelza/
#segregaçãoracial #racismo#preconceitoracial #MartinLutherKing

Colaboração Professora Janaina e Professor Nogueira
Ciências hmanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário