quarta-feira, 9 de novembro de 2016

2ª NOITE DE OFICINA DE GEOGRAFIA - AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO. (08/11/16)


 No último dia 08/11/16, ocorreu nas dependências do CEEJA-Penápolis mais uma Oficina de Ciências Humanas. Desta vez, o tema escolhido foi Agentes Modeladores do Relevo.



 Os alunos puderam conhecer um pouco mais da Geografia Física, através dos Agentes Internos e Externos Modeladores do Relevo.






 Profº Nogueira (Geografia e Filosofia), explanando, através do Globo Terrestre, a questão de "Interno" e "Externo", e os agentes modeladores do Relevo.




 Explicação do Profº Nogueira, em relação as Placas Tectônicas e sua dinâmica na questão dos Agentes Internos do Relevo.





Participaram desta Oficina, alunos de Penápolis, Araçatuba, Birigui, Avanhandava, Alto Alegre, Clementina, Bilac, Promissão, Luiziânia, Glicério, Coroados e Barbosa. 



A interação entre os alunos na hora da atividade, criou-se um ambiente de descontração e alegria. 




Hora da Atividade: Através de uma atividade lúdica, os alunos envolvidos na Oficina, tiveram que montar um jogo da Memória, combinando imagens, conceitos, e nomenclatura dos Agentes Internos e Externos do Relevo.










 Alunas envolvidas na 2º Oficina sobre as questões do Relevo.



 Equipe de Professores de Ciências Humanas: Profª Janaina (História e Filosofia), Profª Marilza (História e Sociologia), Profª Lucineis (Filosofia e Sociologia), Profº Nogueira (Geografia e Filosofia) e Profº Batel (Geografia e Sociologia).












Alunas de Bilac, Penápolis e Barbosa, debatendo sobre a Atividade proposta e a montagem do jogo da memória, com as imagens e palavras-chave como Vulcanismo, Abalo Sísmico, Tectonismo, Dunas, Falésias e outros.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

1ª NOITE DE OFICINA SOBRE OS AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO. (31/10/16)

Na noite do último dia 31 de Outubro de 2016, foi realizada a Oficina de Ciências Humanas no CEEJA, com o tema Agentes Internos e Externos do Relevo, tema relevante da Geografia Física.

Profº Batel (Geografia) explanou aos alunos participantes a diferença entre Agentes Externos e Internos do Relevo e suas características.

Alunos atentos a exibição do vídeo preparado pela Equipe de Professores de Ciências Humanas, destacando a questão do vulcanismo, dunas, abalos sísmico, loess, e outros.

A questão das Placas Tectônicas também foi explicada aos alunos que, atentamente prestavam atenção ao Profº Batel (Geografia).

Participaram da Oficina sobre a questão dos Agentes de formação e modificação do relevo, alunos de Penápolis, Araçatuba, Birigui, Bilac, Glicério, Coroados, Avanhandava, Alto Alegre, Barbosa, Piacatú, Gabriel Monteiro, Braúna e Clementina.

Profº Nogueira (Geografia) auxiliando os alunos durante a Oficina e a atividade proposta sobre os Agentes Internos e Externos do Relevo.














Os alunos envolvidos na Oficina, participaram efetivamente e debateram as questões relacionadas ao Relevo.







Alunos na montagem das sequências do quebra-cabeça.... Agentes Internos e Agentes Externos.

Hora da Atividade: Os alunos participaram na montagem e na sequência dos temas propostos sobre os Agentes do Relevo.