sexta-feira, 29 de abril de 2016

ATIVIDADE EXTRA-CLASSE SOBRE O DIA DO TRABALHO, O SURGIMENTO DA CLT.


 Exposição das atividades extra-classe dos alunos referente ao Dia do Trabalho e o surgimento da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), na sala de Ciências Humanas.







 Através do trabalho de pesquisa, os alunos puderam conhecer a importância da C.L.T na vida do trabalhador brasileiro.





 Trabalho de pesquisa realizado pela aluno Willian Pereira de Souza, da cidade de Braúna, que ficou entusiasmado e feliz em realizar a pesquisa sobre a C.L.T , enriquecendo ainda mais seus conhecimentos na área de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.





















A importância da Carteira de Trabalho na vida do trabalhador.







Todo trabalho é digno, apesar do preconceito existente por boa parte da parcela da população brasileira.



 Mural sobre as principais profissões dos trabalhadores brasileiros, realizados pelos alunos do CEEJA, orientados pelos professores Batel e Nogueira (Geografia), Marilza e Janaina (História), e Lucineis (Filosofia e Sociologia).






Abordagem sobre a vida do trabalhador do campo. 



A importância do 1º Emprego e a retirada da Carteira de Trabalho, o documento primordial do trabalhador.



 Exposição dos trabalhos dos alunos na sala nº 1, de Ciências Humanas, no CEEJA, com a participação e debate dos alunos e professores.





Aluno Willian Alves, recebendo orientações do Professor Nogueira (Geografia), sobre a importância do Dia do Trabalho e a questão da C.L.T (Consolidação das Leis do Trabalho).



Equipe de trabalhadores e colaboradores do CEEJA-Penápolis. Nossos parabéns à todos pela dedicação. 


 Equipe de trabalhadores e colaboradores do CEEJA-Penápolis. Nossos parabéns pela dedicação.




quarta-feira, 27 de abril de 2016

CONVITE: OFICINA DO MÊS DE MAIO (02 À 06/05) - TEMA: REFUGIADOS E MIGRAÇÃO, A TRISTE REALIDADE.


É com enorme satisfação que temos o prazer de convidar nossos alunos para participar de mais uma Oficina, preparada com muito carinho. Nesse mês de Maio (de 02 à 06), vamos explorar o tema "Refugiados e Migração", especialmente o problema da Síria.



Nossa Oficina ocorrerá no CEEJA-Penápolis, na sala 1 (Ciências Humanas), no período de 02 à 06/05/16, das 20h00 às 21h00. Contamos com a presença de todos!



Participe da Oficina e enriqueça seus conhecimentos, pois preparamos com muito carinho e dedicação, sempre com uma atenção especial aos nossos queridos alunos!


Equipe de Professores de Ciências Humanas do CEEJA-Penápolis: Profª Janaina (História), Lucineis (Filosofia e Sociologia), Nogueira (Geografia) , Toninho (Vice-diretor do CEEJA), Marilza (História) e Batel (Geografia).






terça-feira, 19 de abril de 2016

19 de Abril - DIA DO ÍNDIO.


Índio quer ser ouvido: Com espaços em discussões no governo, eles apresentarão propostas para problemas que afetam suas comunidades no Brasil.



 Desde abril de 2007, os povos indígenas do Brasil passaram a integrar formalmente as discussões governamentais na elaboração de políticas voltadas para suas comunidades. A Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), criada em 2006 e oficializada em 19 de Abril de 2008, reserva 20 dos 33 assentos para os representantes dos povos indígenas.


Segundo a FUNAI, em 2010, o Brasil contabilizou 572 mil índios no Brasil. Eles se dividem entre 225 povos, em 614 reservas reconhecidas e falam cerca de 180 línguas nativas.



 Educação: Há 3 mil professores índios que dão aula nas 2,3 mil escolas indígenas no Brasil.Cerca de 1,3 mil índios estudaram em faculdade. A média de anos de estudo entre os índios acima de 10 anos aumentou. Em 1991, era de dois anos; em 2000, subiu para 3,9.



 A agropecuária e a extração de madeiras e minérios são as principais atividades que levam conflitos às áreas indígenas no Brasil.




Os índios, apesar do crescimento populacional, vivem em condições ruins. São mais pobres que os brancos e os negros, e, de cada mil crianças índias nascidas, 51 morrem antes de completar 1 ano de vida.





 Constituição: Pela Constituição, o índio é o natural senhor da terra brasileira. O texto dita que são dos povos indígenas as terras habitadas por eles em caráter permanente, usadas para suas atividades produtivas e "imprescindíveis" a preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e a sua reprodução física e cultural.