quinta-feira, 26 de novembro de 2015

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A sala de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) do CEEJA-Penápolis produziu um trabalho junto aos alunos sobre o Dia da Consciência Negra. Foi proposto aos alunos para que eles fizessem uma pesquisa sobre alguma personalidade que foi importante ou tem destaque na mídia que representa a etnia.









No momento final, no dia 20 de novembro, passamos um vídeo sobre a vida do Nelson Mandela e sua participação e importância no movimento mundial para a conscientização para a igualdade dos negros em nossa sociedade.














quarta-feira, 11 de novembro de 2015

OFICINA MAIS VALIA E O MOVIMENTO OPERÁRIO.



A Oficina foi realizada no período de 03 à 06 de novembro de 2015, sobre o tema"O MOVIMENTO OPERÁRIO E A MAIS VALIA"  com a participação efetiva dos alunos.
















O objetivo principal da oficina foi   para que os alunos compreendessem o processo de exploração do trabalhador no espaço fabril e relacionassem essa exploração ao processo de reprodução do capital.











Os alunos puderam reconhecer que a formação das sociedades contemporâneas é resultado de interações e conflitos de caráter político e cultural.

















Participaram desta Oficina alunos de Penápolis, Bilac, Birigui, Araçatuba, Buritama, Alto Alegre, Brauna, Avanhandava, Guararapes, Clementina e Coroados.





























Os alunos puderam reconhecer a importância dos movimentos sociais pela melhoria das condições de vida e trabalho ao longo da história.














































sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Oficina: Revolução Industrial, consumismo e cartografia

A Oficina de Ciências Humanas do CEEJA de Penápolis foi realizada do dia 31/08 à 04/09, com a participação dos alunos de Penápolis, Piacatu, Bilac, Luiziânia, Barbosa, Gabriel Monteiro, Avanhandava, Birigui, Alto Alegre e Braúna. 
O objetivo principal da oficina era despertar nos alunos, através da reflexão, a consciência e a percepção de como o consumismo está atrelado as relações trabalhistas.
Professores: Marilza, Gustavo Nogueira, Janaina, Lucineis e Gustavo Batel.